O livro narra as experiências e aventuras de Pietra e Caléo, irmãos gêmeos de onze anos, focando especialmente em suas relações de amizade, família e desafios escolares, particularmente na matemática.

Professora Gigi

Nova professora de matemática da Escola Eureca, substitui o Professor João Problemão. É cheia de energia, com visual marcante e bom humor. Ensina matemática de forma divertida, usando memes e músicas. Paciente e encorajadora, tem entradas e saídas misteriosas, levando os gêmeos a criar teorias sobre seus “superpoderes”.

Caléo

Gêmeo de Pietra, onze anos. Se considera o “gêmeo legal e divertido” e “gênio” da matemática, obtendo nota 10 na prova final. Organizado, usa planilhas para a vida e tem filosofia de fingir ser outra pessoa para fazer amigos. Sagaz e irônico, fã do Homem-Marisco, observa detalhes dos outros e ajuda amigos, como Tom, com matemática. Pode reagir de forma dramática a más notícias e confunde palavras como “diploma” e “dipirona”.

Pietra

Irmã gêmea de Caléo, tem onze anos. Inteligente e boa em matemática, resolve frações rapidamente e tirou nota 9 na prova final. Observadora e expressiva, mantém um caderno de anotações e listas de “possíveis novos melhores amigos” após a mudança de sua melhor amiga, Manuela. Tem humor irônico, é um pouco mandona e não teme quase nada, nem provas. Gosta de escrever cartas e é curiosa sobre a professora Gigi.

Tom

Novo vizinho dos gêmeos, tem onze anos e mora na “Casa do Sossego Sem Fim”. Usa mochila com desenhos musicais e de dinossauros. Habilidoso, sabe consertar bicicletas, tocar viola e pescar. É educado, mas tímido, e tem aversão à matemática, com grande dificuldade em frações e porcentagens. Apesar disso, melhora sua nota de 4,2 para 8. É criador do nome “O Clube do Zero”.

ADQUIRA AGORA

Sobre a autora

Gisleine Bezerra ― ou, como é conhecida por mais de 8 milhões de alunos e seguidores, Gis com Giz ― é professora, mestra em Educação Matemática e criadora de um dos canais mais carismáticos de ensino da disciplina no YouTube. Com uma abordagem divertida e criativa, ela tornou-se referência ao mostrar que números também podem emocionar e inclusive contar boas histórias. Filha de feirantes e apaixonada por resolver problemas desde criança, Gis nunca separou a matemática da vida real. Foi essa mesma curiosidade que a levou da sala de aula para as redes ― e agora, para os livros! Na sua estreia na ficção, ela prova que números, formas, lógica e imaginação podem andar juntas, e que a matemática não precisa ser só exata: pode ser também misteriosa e encantadora.