

“É como enfrentamos, destemidos, essa indômita aventura que é a vida — raramente estúpida, por vezes triste, frequentemente insólita, mas sempre surpreendente.”
A ilha e o espelho é uma reflexão profunda sobre ações e comportamento humanos diante de situações sofridas por aqueles que são invisíveis aos olhos da sociedade, mas que, sem eles, a vida moderna não teria conforto. Entre encontros e desencontros do protagonista Theo B. com seu eclético grupo de amigos, a trama se passa por vários lugares do mundo e perpassa as mais diversas áreas do saber humano, abordando temas como xenofobia, agressões físicas e morais, amores e amantes, indecisões, crises de identidade e de profissão.
Um dos grandes desafios da vida é esse paradoxo da Beleza e dor:
compreender todo aquele mal sem perder a fé no humano, acreditar em estados contraditórios, amar o próprio paradoxo, o que só é possível a quem consiga contemplar a dignidade da vida humana — de qualquer vida humana.
O que todos aqueles abismos têm em comum é o olhar dos que sofrem:
um atordoamento cabal, um não saber a razão da tragédia; é o olhar dos desvalidos. Gigantescos contingentes humanos compelidos a abandonar suas casas, fugindo da guerra, de doenças, da sede, da fome.

Temas sociais abordados no livro
Crise dos refugiados
“Ao final de 2019, o número de pessoas em deslocamento forçado devido a guerras, conflitos, perseguições, violações de direitos humanos e sérias perturbações da ordem pública havia subido para 79,5 milhões, maior número já registrado (...), nele incluídos 26 milhões de refugiados”.
(United Nations High Commissioner for Refugees, 18.06.2020, Global Trends — Forced displacement in 2019, p. 8)
Poluição plástica
“Mais de 1.400 toneladas de resíduos, incluindo bolsas de sangue, seringas usadas e remédios vencidos devem ser enviados do Brasil de volta para a Grã-Bretanha depois de terem sido exportados ilegalmente pelo Atlântico, disfarçados de plástico reciclável. O lixo perigoso, que também inclui restos de equipamentos eletrônicos, baterias de carros e fraldas sujas, foi descoberto em 89 contêineres espalhados por três portos da costa sul do Brasil, após ter sido enviado da Grã-Bretanha, entre fevereiro e maio deste ano, rotulado como plástico inofensivo”.
(The Independent, 18.07.2009, Hazardous waste from UK ‘dumped in Brazilian port’)
Violência contra mulher
“Cerca de um terço das mulheres em todo o mundo sofrem violência física e/ou sexual praticada por um parceiro íntimo. (...) Globalmente, em torno de 137 mulheres são mortas a cada dia por um membro de sua própria família”.
(United Nations Department of Economic and Social Affairs, World’s Women 2020, Violence Against Women and the Girl Child)
Adquira já o seu

Biografia
Fausto Luciano Panicacci nasceu em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Já morou em Cambridge (Inglaterra) e fez seu doutorado em Ciências Jurídicas na Universidade do Minho (Portugal), além de ser formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Sua paixão pela arte e literatura o levou a estudar Fotografia, História do Cinema e História da Arte. Atualmente, é promotor de Justiça e escritor com três obras publicadas, entre elas O silêncio dos livros, que alcançou a lista de mais vendidos na Espanha e
no Brasil.